NOTICIAS DO DIA


O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) não descarta a possibilidade de a ruptura da adutora principal que traz água da represa de Itupararanga para a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cerrado por causa da formação de bolhas de ar volte a acontecer. Esta é a provável causa da interrupção do abastecimento em parte de Sorocaba na quarta-feira (28) e ontem.

O problema seria causado porque a autarquia não controla o nível de água da represa, que é propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). A explicação é simples: quando o nível da água diminui permite a entrada de ar na tubulação; este é pressionado pela água quando o nível volta a subir, podendo causar uma explosão.

Atualmente, de acordo com o Saae, um técnico monitora a quantidade do líquido e informa a autarquia sobre a baixa ou alta demasiada no volume de água. Esta por sua vez toma a decisão de informar ou não a CBA quando há necessidade de fechar ou abrir comportas. Neste caso, pode ter havido falha humana no controle do nível de água.

Saae investiga
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vai investigar para detectar a causa do rompimento da adutora principal de captação de água da represa de Itupararanga, não descartando outras possibilidades além da bolha de água, como desgaste da tubulação e outros problemas hidráulicos.

Apesar de incomum, e com ausência de casos recentes na cidade, o Saae não descarta a possibilidade do problema de rompimento voltar a ocorrer, já que a causa ainda não foi detectada.

O dano foi localizado por volta das 10 horas da manhã, mas a solda ficou pronta apenas às 20h30 e as comportas foram abertas às 21 horas, interrompendo a captação de aproximadamente 78 milhões de litros de água.

O consumo médio diário de água em Sorocaba é de aproximadamente 60 milhões de litros.

A cidade possui 23 centros de distribuição, onde estão 45 reservatórios com capacidade de 71 milhões de litros de água. Com a falta de bombeamento o fornecimento ficou comprometido.

Conserto rápido minimiza efeitos
Os efeitos provocados pela falta d’água foram minimizados com o conserto rápido na adutora rompida feito pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esporte), na noite de anteontem.

Na zona leste, o fornecimento foi normalizado no início da tarde de ontem. Os principais bairros atingidos na região foram o Central Parque, Piazza di Roma, Wanel Ville, Jardim São Marcos e Júlio de Mesquita Filho.

O comerciante Elias da Silva, proprietário de uma lanchonete no bairro Júlio de Mesquita Filho, afirma que teve poucos prejuízos. “Economizei ao máximo a água que tinha na caixa”, conta ele. “Agora estou mais tranqüilo.”

Na zona norte, os efeitos atingiram também as escolas estaduais Waldemar de Freitas Rosa, na Vila Fiore, e João Rodrigues Bueno, na Vila Carol. As duas unidades tiveram que suspender as aulas por conta do corte no fornecimento de água.

Os bairros afetados na região foram o Jardim Maria Eugênia, Vitória Régia, Lopes de Oliveira, Vila Helena, Jardim Aeroporto, Los Angeles, Casabranca e Parque São Bento.

Eduardo de Souza, morador do Jardim Casabranca, que também estava sem água em casa, buscou apoio na empresa Icder, que fica no mesmo bairro. “É um problema ficarmos sem água, ainda mais neste calor”, lamenta.

A empresa possui um poço artesiano e costuma fornecer água à população vizinha, mesmo em quando não há racionamento.( ETA nós agóra teremosde conviver com novas ameacas de falta d agua é?)

http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2007/03/30/ult4469u1037.jhtm  controladores de voo agóra ameacam gréve.(EU falei voar pelo jeito só para os poderósos.)

NOTICIAS DO MUNDO: http://www.prensaescrita.com/diarios.php?codigo=POR&pagina=http://www.jt.estadao.com.br  ladrão deixa de roubar depois de ter tido um sonho.(ESTE sonho deveria acontecer com todos do BRASIL.)

 http://br.noticias.yahoo.com/s/30032007/40/politica-crian-7-anos-amea-am-professora-facas-na-italia.html  NA ITALIA,criancas de 7 anos ameacam professora com faca.( E depois ainda falam do BRASIL,facam mais filhos.)

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1040785-EI298,00.html  ESTUDO nos EUA,dizem que cerveja póde combater cancer da próstata,um ingrediente encontardo nela seria o responsavel,mas sera nescessário beber 17 latinhas por dia,o que poderia levar ao alcoolismo e cirróse.(E agóra? entre a cruz e a espada,leiam a noticia completa e tirem suas conclusões.)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s