NOTICIAS DO DIA

  06/06/2007 09:51 – publicado por vigilante  [ Alterar ]   [ Excluir ]  

NOTICIAS DO DIA


Os deputados Hamilton Pereira (estadual, do PT) e Antônio Carlos Pannunzio (federal, do PSDB), ambos com base eleitoral em Sorocaba, disseram ontem que apóiam a ação da PF (Polícia Federal) na investigação sobre o irmão do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá.

Ele foi acusado de exercer tráfico de influência dentro do governo por ser irmão do presidente dentro da Operação Xeque-Mate, realizada pela PF em todo o país e que resultou na prisão de 77 pessoas nesta segunda-feira, acusadas de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, corrupção e jogos ilegais em seis Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

A investigação corre sob segredo de Justiça. O nome da operação é uma alusão à expressão xeque-mate, no jogo de xadrez, usada quando um dos jogadores dá o lance final da partida, sem chance para o adversário tentar qualquer manobra. De acordo com a PF, a operação envolve 600 policiais e as prisões são fruto de dois inquéritos separados que tinham investigados em comum.

Os dois deputados disseram que a PF está correta em investigar os envolvidos no caso com rigor, mesmo que envolvam pessoas próximas do presidente. Além de Vavá foi preso anteontem Daniel Morelli Filho, funcionário da Prefeitura de Diadema, que é compadre de Lula.

Para Hamilton Pereira, a PF não pode olhar a quem prende. “Ela tem de seguir a mesma linha determinada. Se há uma acusação, ela precisa ser investigada”, afirmou por meio da sua assessoria.

Pannunzio foi mais além. O deputado afirmou que o seu maior temor é de que a Operação Xeque-Mate tenha o foco direcionado para uma disputa política.

O político destacou que o tema referente ao irmão e ao compadre do presidente pode ser transformado em argumento nos dois lados. “Podem querer utilizar o fato como uma grande injustiça ou não”.

Para o deputado, até que seja provado o envolvimento de Vavá e Daniel existe a necessidade de se tomar muito cuidado com o assunto. “Ele (Vavá) já foi acusado no ano passado e acabou dando em nada. Desta vez, precisa ter mais cuidado com tudo”.

Resultados

* Lula sabia
O presidente Lula sabia sobre o mandado de busca e apreensão na casa de seu irmão. Ele foi avisado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro

* Inocente
Para o presidente e para o vice, José Alencar, Vavá é inocente

* Amigos
De acordo com a Polícia Federal, o irmão do presidente e Cézar Servo, apontado como chefe da máfia dos jogos, são amigos

* Análise
Documentos da operação começaram a ser analisados (LULA,vai precisar mesmo da a juda de todos os deuses indus,praenfrentar mais esta dor de cabeca,isso era tudo que a oposicão queria)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u302328.shtml ESTUDANTES invadem mais 3 reitorias de universidades federais do pais.(É preciso ficar de olho sobre quem esta realmente por tras destas invasões)

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2007/06/05/ult4728u333.jhtm justica corta verba indenozatória de deputados e senadores.(MAS a camãra diz que vai recorrer,mas são sem vergonhas mesmo, o CHINAGLIA)


   

NOTICIAS DO DIA

Coletores de cidades da região participam de passeata no Dia do Meio Ambiente 
Ainda neste ano a Secretaria de Parcerias da Prefeitura vai implantar na cidade três miniusinas que terão capacidade para produzir até 100 mil litros de biodiesel ao mês a partir da reciclagem de óleo de soja usado. As miniusinas serão operadas por técnicos e pelos catadores da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba), que poderão usar o combustível nos veículos que fazem o transporte do material reciclado ou mesmo negociá-lo com a Petrobrás.

O anúncio foi feito na manhã de ontem, pelo secretário José Maurício Dellosso, durante carrinhada promovida pela Coreso e oito cooperativas de catadores da região. Dellosso adianta que o investimento para a montagem das miniusinas será de cerca de R$ 300 mil.

Dellosso prevê a inclusão de mais catadores à cooperativa, além do aumento da rentabilidade para os trabalhadores cadastrados. “Além de ser usado nos caminhões da cooperativa, o biodiesel poderá ser vendido a Petrobrás por meio de leilão”.

A matéria-prima para a fabricação do biodiesel será o óleo de soja doado por restaurantes e lanchonetes da cidade. Dellosso diz que a expectativa é de que 100 mil litros de óleo sejam transformados mensalmente em biodiesel e 20 mil litros continuem a ser usados na produção de sabão ecológico e pasta desengraxante, que estão sendo feitos desde maio em uma usina na Vila Angélica.

Galpão de distribuição
Durante o encontro com os catadores, o secretário José Maurício Dellosso anunciou também a instalação – em uma área da Vila Hortência – de um galpão de distribuição para a Coreso. A área será cedida pela Prefeitura e o barracão construído com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No galpão serão instaladas picotadoras de plástico e outros equipamentos que agregarão valor ao material coletado pelos cooperados e aumentarão a margem de lucro dos catadores

Reciclar protege ambiente e gera renda
A coletora de recicláveis Consuelo Novaes ainda se lembra dos dias de fome que enfrentou ao chegar a Sorocaba, vinda de Minas Gerais, e não conseguir trabalho. Ao começar a pegar papelão e latinhas há dois anos, a mulher de 27 anos não sabia que além de se sustentar, garantiria melhoria da qualidade de vida para si mesma e do filho de cinco anos.

Como a maioria dos catadores cooperados, Consuelo lucra cerca de R$ 500,00 por mês. O trabalho é duro e começa sempre por volta das 5 horas, só terminando no final da tarde. “Hoje posso fazer planos, reformar minha casa, comprar comida para meu filho, graças à dignidade que essa atividade me proporcionou”.

José Augusto Rodrigues, presidente da Coreso, afirma que a atividade gera grande redução do impacto ambiental. “Todo mundo escolheu um único dia para homenagear o meio ambiente, mas para os catadores isso vale todos os dias, pois além de garantirmos nosso sustento, contribuímos diretamente para que uma grande parte do lixo jogado pelas pessoas não acabe aterrado”.

Só na Coreso trabalham 126 pessoas, que coletam 230 toneladas de lixo por mês. Existem atualmente 45 catadores em uma lista à espera de uma vaga.

Exposições alertam para as ameaças ao meio ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado ontem por diversos eventos de conscientização em Sorocaba. Algumas das atividades prosseguem até sábado e são abertas ao público em geral.

A Sehaum (Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente), promoveu atividades no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. O dia começou com a apresentação de um coral dos alunos da Escola Estadual Francisco Eufrásio Monteiro, que cantou músicas que traziam como tema a natureza e as ações humanas em prol da preservação.

O zoológico também sediou a exposição fotográfica intitulada “A Mata Atlântica mais perto de você”, com imagens de plantas, árvores e animais característicos, além de um alerta sobre a degradação gerada pelo homem.

Fotos e vídeos também foram usados para sensibilizar os visitantes de uma exposição no Museu Histórico Sorocabano. O material foi produzido por alunos das oitavas séries do Colégio Dom Aguirre. Os trabalhos mostram o impacto gerado pelo avanço da urbanização, mas também destacam, por meio de fotos, as mais recentes ações para a despoluição do rio Sorocaba.

Mais informações sobre as exposições podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-5454.

Preservação da água
Prossegue até o final da tarde de hoje, no Parque da Biquinha (av. Com. Pereira Inácio, 1.112), uma exposição de cartazes e trabalhos produzida pelas crianças participantes do projeto Clube Ecológico. A mostra inclui um passeio pelo parque, com observação de suas nascentes, quedas d’água e lago naturais, além de vegetação com 54 tipos de árvores brasileiras. O Clube Ecológico atende 25 crianças com idades entre sete e 14 anos que participam de atividades de conscientização ambiental.(É isso ai,vamos nessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s