NOTICIAS DO DIA

Após quase nove meses de crise na aviação, a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu intervir ontem de forma mais dura na crise dos controladores e afastou 14 sargentos do Cindacta-1, centro de monitoramento de vôo de Brasília. O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, divulgou à tarde um plano de emergência, com nove medidas, disciplinares e técnicas, para pôr fim à operação padrão iniciada terça-feira. “O momento é de extrema gravidade.”

Logo depois do anúncio, houve suspensão de decolagens em aeroportos de São Paulo, Brasília e Minas e longas filas em outros terminais. Até 21h30, 42,9% dos 1.784 vôos programados tiveram atrasos ou foram cancelados. A situação melhorou à noite. A expectativa é de que ainda haja problemas de operação hoje e amanhã, mas especialistas acreditam que a situação estará normalizada segunda-feira.

A possibilidade de o pacote de emergência agravar o caos nos aeroportos num primeiro momento foi admitida por Saito. “Peço a compreensão de usuários e passageiros.” Ele disse que a FAB já tinha definido as linhas gerais do plano havia seis meses, mas admitiu que a última operação padrão precipitou as mudanças. O pacote de emergência, bem recebido por técnicos e oficiais, será mantido até dezembro.

Os 14 afastados estavam no grupo responsável pelo motim que paralisou a aviação comercial do País em 30 de março. Deles, apenas o vice-presidente da Federação Brasileira das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta), Moisés Gomes de Almeida, recebeu voz de prisão. Os demais tiveram como punição a transferência para o Comando de Operações Militares, onde ficarão em outras áreas.

Outros três controladores, que se declararam sem condições de trabalhar depois do anúncio dos afastamentos, também poderão ser punidos. Mas a Aeronáutica considerou uma vitória o fato de dois sargentos, que chegaram a se afastar das operações ontem, terem decidido voltar ao trabalho. Isso ocorreu quando foram alertados da ameaça de sanções disciplinares. “Os que contaminam não chegam a 10%”, afirmou o comandante.

Saito, que voltou ontem de Paris, já tinha recebido na quinta-feira carta branca do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para combater a operação padrão. Ele procurou tratar a crise como assunto estritamente militar e evitar interferências políticas, rechaçando a proposta de deputados da CPI do Apagão de negociar um acordo com os sargento

Nesse aspecto, a nota de Saito foi dura ao comentar a greve branca desta semana, na qual os controladores denunciavam problemas técnicos nos consoles (terminais) do Cindacta-1 como um artifício para interromper o serviço . “De forma intransigente, um pequeno grupo desses sargentos passou a recusar o trabalho em equipamentos, mesmo em flagrante choque com os pareceres técnicos que asseguravam a plena qualidade do serviço.”

Saito disse que os controladores usavam esse artifício sempre em horários de pico, reduzindo o número de aviões controlados a partir de Brasília. Isso provocava um efeito cascata nos vôos em todo o País. À noite, a FAB comemorou o fato de, pela primeira vez em semanas, o Cindacta-1 estar com os 16 consoles em operação.

O pacote de emergência intimidou os controladores. Ameaçado de prisão, o presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues, divulgou nota pedindo calma aos colegas. Com o governo fechado em apoio a Sato, os controladores só tiveram a solidariedade explícita de centrais sindicais. A Força Sindical e a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) ofereceram ajuda à categoria caso seja convocada uma greve geral.

Confira mais informações sobre a situação dos aeroportos no portal do Estadão

(SÓ agóra a fab resolveu intervir heim? eh barbaridade)  

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5505.jhtm alunos desocupam a usp.(mas teve confusão leia noticia e veja as fótos)

noticias do mundo:http://noticias.terra.com.br/mundo/jornais/interna/0,,OI1700982-EI8255,00.html aumentam casos de sexo entre professoeres e alunos nos EUA.(tem um em que a aluna fez sexo com professor entre 13 e 15 anos e só agóra aos 21 o denunciou,veja este e outros casos.) 

http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI1706600-EI8266,00.html universidades do JAPÃO tem até spa para atrair novos alunos(TEM isso e outras comodidades,legal combate o estress e obesidade,e aumenta o rendimento do aluno)


dernuncia do kibe loco

Vocês acham que a idéia de "relaxar e gozar" para o caos aéreo surgiu agora?

Ledo engano.

A prova (literalmente) está AQUI. (mais uma do  www.kibeloco.com.br  e eu tb ja postei isso ai) 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s