noticias do dia

uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste –Associação Brasileira de Defesa do Consumidor– verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer –há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.

O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

  Editoria de Arte/Folha Imagem  

Adoçantes e corantes

A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.

Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo –que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil– e amarelo tartrazina –com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.

Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.

Outro lado

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado." ( TB ESTAMOS EXPOSTOS A TODO TIPO DE SUBSTÂNCIA NOCIVA NO DIA A DIA NÉ,QUE MUITAS VEZES SE MANIFESTAM NA VELHICE,MAS VAMOS FICAR D OLHO NA TABELA AI ENCIMA GENTE E BER OS MAIS SAUDAVEL DOS REFRIGERANTE.)

Reproduçãohttp://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/assistir.jhtm?media=menino-tenta-furtar-carro-e-e-detido-pela-11-vez-em-sp-0402346CD0991346   MAIS UMA VEZ ESTE MOLEQUE É PEGO ROUBANDO CARRO,DÉCIMA PRIMEIRA VEZ . ( APESAR DE JA TER 12 ,NÃO VAI PARA A FUNDAÇÃO CASAS,POIS NÃO AGIU COM VIOLÊNCIA, TÃO ESPERANDO QUE ELE MATE ALGUEM PARA AI APREENDÊ-LO,ESTADO INCOMPETENTE ,INUTIL,QUE NADA FAZ,NÃO SABE NÃO QUER,NÃO FAZ,E ESTA PRAGA TA NA RUA DE NOVO,QUANDO MATAR ALGUEM AINDA VEM OS DH,PARA DEFENDÊ-LO.Nervoso

Faltam delegados nas unidades da Polícia Civil da região administrativa sediada em Sorocaba. Dos 79 municípios sob responsabilidade do Deinter-7 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), atualmente 21 não possuem delegados titulares. Para encobrir a escassez delegados de outras cidades passam a responder por esses municípios, se dividindo entre os inquéritos e diligências nas duas cidades.

Municípios de pequeno porte como Coronel Macedo, Arandu, Sarapuí, Torre de Pedra e  Iporanga são as primeiras opções do comando administrativo da Polícia Civil, que precisa escolher quais cidades ficam sem delegados titulares.

Segundo o  diretor do Deinter-7, Weldon Costa, as unidades do departamento que não possuem titulares são aquelas que apresentam menores índices de crimes registrados. Em algumas cidades a situação não  é temporária. Alambari, por exemplo, não tem um delegado titular há cerca de dois anos.

Entre a papelada e a estrada
Os delegados que respondem por mais de uma unidade têm de se organizar para não deixar que os inquéritos se acumulem sobre as mesas. Com isso, as viagens também se tornam mais freqüentes.

A delegada Sueli Morales da Silva, por exemplo,  mora em Sorocaba, mas hoje é assistente em Piedade, onde também é diretora da Cadeia Pública. Além das atribuições responde ainda por Tapiraí.

Para manter as atividades em dia, ela opta por viajar duas vezes por semana a Tapiraí. Essas  visitas que antes ocorriam em dias fixos da semana, agora são intencionalmente alteradas. “Sempre que eu estava na cidade  fazia operações, mas os bandidos passaram a desaparecer nos dias em que sabiam que havia uma autoridade presente”, explica.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, 190 homens e mulheres que foram aprovados no último concurso para delegado estão passando agora pelo curso de formação da Academia de Polícia. Após a formatura, serão designados a unidades pertencentes aos nove Deinters que cobrem o território do Estado de São Paulo. 

Somente na área do Deinter-7 existem 144 unidades policiais, entre delegacias, distritos, delegacias especializadas e Ciretrans.  A Secretaria alega que,  desde 2007, já aprovou mais de 13 mil vagas para as diversas categorias da Polícia Civil e, para tentar suprir o déficit de profissionais, vai realizar ainda neste ano concursos para os cargos de escrivão e investigador. Por enquanto não há previsão para a realização de um novo concurso para delegados.( É A MALANDRAGEM, AGRADECE A LENTIDÃO DO MESTADO EM RESOLVER ESTE PROBLEMA.Nervoso)


NOVIDADES DE FILMES
 
 
 SAIU OUTRO TRAILER DE COMANDOS EM AÇÃO A ORIGEM DO COBRA,O GRUPO QUE LUTA CONTRA A ORGANIZAÇÃO COBRA,É MAIS UM DESENH0 DOS ANOS 80 QUE VIROU FILME, Clique aqui O FILME ESTRÉIA EM 7 DE AGOSTO.
NAS LOCADORAS.
 SONÂMBULOS/SUSPENSE/EUA: JOVEM ESTUDANTE DE ARTE,SE APAIXONA POR UMA MOÇA QUE ESTA NUM HOSPITAL,ELA SÓFRE DE UMA RARA DOENÇA NA QUAL DORME O TEMPO TODO E SÓ ACORDA RARAMENTE ,ISSO DESDE QUE ERA CRIANÇA,NUM MOMENTO DE LOUCURA ELE A SEQUESTRA PARA CUIDAR DELA EM SUA CASA,MAS NO QUARTO AO LADO DELA NO HOSPITAL,ESTA TRANCADO UM TERRIVEL ASSASSINO QUE TEM O PODER DE HIPNOTIZAR AS PESSOAS,QUE PLANEJA UMA FUGA,ELE PODE ENTRAR NA MENTE DESTA JOVEM,MANIPULANDO-A EM SEUS SONHOS,FAZENDO ATÉ COM QUE ELA MATE .

2 comentários em “noticias do dia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s