NOTICIAS DO DIA

Pesquisa com 4.200 estudantes entre 14 e 19 anos mostra que 27% já usaram a pílula do dia seguinte. Desses, 78% o fizeram de forma errada: tomaram o remédio antes do ato sexual ou ao notar o atraso da menstruação, por exemplo.

A pílula -que impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide- deve ser prescrita pelo médico e usada até 72 horas após o ato sexual desprotegido. O método contraceptivo é oferecido pelo SUS.

O estudo, feito em 76 escolas estaduais de 44 municípios de Pernambuco e publicado em periódico científico da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), revelou ainda que 35% dos alunos nunca haviam recebido informações sobre o método contraceptivo de emergência. E, entre os que receberam, a principal fonte foram os amigos.

Para o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo (federação das sociedades de ginecologia e obstetrícia), o alto índice de desconhecimento sobre a pílula não surpreende: "É até esperado. Muitos jovens usam a contracepção de emergência de forma errada porque não recebem informações apropriadas."

Segundo as pesquisadoras e autoras do estudo, Maria Suely de Araújo e Laura Olinda Fernandes Costa, da Universidade de Pernambuco, quatro em cada dez entrevistados (44%) já tinham iniciado a vida sexual – 30,9% entre os 13 e os 14 anos.

Entre os que mantêm relações sexuais, 60% dos rapazes e 24% das moças contaram ter tido três ou mais parceiros. A maioria diz ter usado camisinha na última relação sexual.

Editoria de Arte/Folha Imagem

Amigo

Os amigos foram mais citados como fontes de informação sobre a contracepção de emergência do que os profissionais de saúde e os professores.

"Os adolescentes recorreram aos amigos, provavelmente não preparados para isso, e podem ter recebido informações deformadas. O fato mais preocupante, porém, é a baixa participação dos profissionais de saúde como agentes de informação", dizem as pesquisadoras.

Elas verificaram também que os jovens consideram monótonas e desinteressantes as palestras realizadas nos serviços de saúde. "Há necessidade de desenvolver programas de educação sexual e reprodutiva efetivamente voltados para os adolescentes, numa linguagem mais próxima à sua realidade".

Nilson de Melo, da Febrasgo, concorda: "As políticas sexuais e reprodutivas do sistema de saúde não são focadas no jovem, o que é um erro porque a taxa de fecundidade cai em todas as faixas etárias, exceto na adolescência. É um público que merece mais atenção."

São Paulo

Em São Paulo, dados parciais de um estudo que está sendo desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública da USP também revela o desconhecimento dos adolescentes em relação à pílula do dia seguinte: menos de 20% deles sabem que o método deve ser usado em caso de emergência, por exemplo.

Segundo a pesquisadora Ana Maria Lefevre, uma das coordenadoras do estudo, os jovens ainda fazem a "maior confusão na utilização da pílula". Lefevre também não se surpreendeu com os dados da pesquisa da Universidade de Pernambuco.

"No nosso estudo, teve menino achando que a pílula é abortiva, outros que pensam que é para vir a menstruação e existe até quem acredite que ela sirva para engravidar."

A pesquisa da USP ouviu 300 adolescentes paulistas entre 12 e 20 anos e 60 profissionais da saúde para investigar a percepção desse público sobre o método. Para 8,3% dos profissionais entrevistados ela serve como abortivo. "Há influência de muitas questões, inclusive religiosas, intervindo nas opiniões e decisões", explica Lefevre.

O estudo também revelou que a grande maioria dos jovens entrevistados é a favor da pílula, mas eles também não conhecem bem seu funcionamento. Para 30% dos homens e 45,26% das mulheres entrevistados ela serve simplesmente para evitar uma gravidez.

Apenas 17,14% deles e 13,36% delas dizem que esse método só deve ser usado em situações de emergência.

Para o ginecologista Nilson de Melo, muitas adolescentes têm usado a pílula de emergência como um contraceptivo comum. "Um dos efeitos colaterais mais comuns é a alteração no ciclo menstrual." Ou seja, fica quase impossível calcular o período fértil.

Outros sintomas são dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. ( O JUMENTO NÃO PODE USAR CAMISINHA,POIS ATRAPALHA, A JUMENTA SÓ FAZ CAGADA,PQ NÃO SE INFÓRMA DIREITO,RESULTADO ,MAIS JUMENTOS PELO MUNDO.Nervoso)

O aumento no número de atendimentos no Pronto-Socorro da Santa Casa de Sorocaba, devido à greve dos médicos do sistema municipal de saúde, provocou uma manifestação dos profissionais do hospital. Por escrito, eles pedem mais segurança e providências para minimizar a espera dos pacientes, que chega a cinco horas.

 O atendimento normal do PS é de 760 pessoas, em média, por dia. Anteontem, chegou a 945. Desde o início da greve, no dia 4, a unidade  já registrou aumento de 23% no atendimento. “Trata-se de um alerta de que pode haver paralisação, pois eles estão preocupados com a situação”, explica  o médico André Kyriazi Campos, coordenador do PS.

A situação se agravou há uma semana quando houve agressão a um médico e a uma enfermeira dentro do hospital. “Algumas pessoas chegaram a invadir aqui em busca de atendimento rápido”, lembra a enfermeira Thayza Biagioni. “Daí aconteceu a agressão, que foi só verbal.”

Já a agressão ao médico, de acordo com André Kyriazi Campos, contou com xingamentos e empurrões.

 Informados da greve, os pacientes se desviam das unidades de atendimento municipal e vão à  Santa Casa.  O coordenador  do PS orienta que  somente casos de emergência e urgência devem ser encaminhados ao hospital.

O clima de tensão aumenta no residencial Cruz de Ferro, onde moram cerca de 200 pessoas que correm o risco de perder as casas.

Edílson Cesário Vieira tinha um lava-rápido na zona leste da cidade de São Paulo e estava endividado. O maior problema dele era uma ação trabalhista de R$ 1 milhão à espera de julgamento.

Vieira procurou conselho de um pastor da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), a qual frequentava havia 10 anos.Nesta segunda-feira pela manhã, a chegada da Polícia Militar provocou a manifestação dos moradores que temiam a reintegração, marcada para hoje. Uma vala no meio da rua  impede o acesso de veículos ao bairro. Mesmo assim, duas viaturas da PM invadiram o local, ontem à tarde, aterrorizando os moradores. “Quase atropelaram crianças e um senhor de idade”, conta  Angelina Cafazzo, que  lidera a ação contra a reintegração. 

        Com cartazes e de posse de  contratos de compra, os moradores protestavam. “Ninguém invadiu nada, todo mundo comprou”, diz o José Gonçalvez, 65 anos, há oito anos no bairro.  A maioria dos  130 proprietários de terrenos estão instalados ali desde 2001.

Após a compra e o início das benfeitorias, surgiu um novo proprietário, que obteve a reintegração na justiça há 20 dias. Desde então, eles tentar reverter a ação, questionando a real propriedade   e buscando apoio da  prefeitura e dos vereadores. Assessores do deputado Raul Marcelo (PSOL) e do vereador  João Donizete Silvestre (PSDB) acompanharam  a manifestação, ontem.

Nesta terça-feira os moradores estarão concentrados na entrada do bairro desde cedo.

Medo de perder a casa e o chão
José Lázaro Soares carrega o filho João Vitor durante o movimento: apreensão
 “Tenho cinco férias e cinco 13º salários enterrados aqui”, resume o pedreiro José Lázaro Soares, 47 anos. Ontem ele integrava o grupo que protestava contra  a reintegração na entrada do residencial. Há quase oito anos mora no local. Trocou o aluguel no bairro Nova Sorocaba pela chance de ter uma casa própria no bairro Cruz de Ferro, onde mora com a esposa e os três filhos. A casa, aos poucos,  está sendo construída: são dois cômodos mais banheiro.  “Não é justo isso”, diz, lembrando que quando chegou ao local não havia água, nem energia elétrica e foi preciso construir todas as benfeitorias.

 Se for realmente obrigado a sair do local, o drama da família vai começar. “Não tenho dinheiro para alugar um imóvel e não temos para onde ir”, afirma. ( COM CERTEZA COMPRARAM DE GRILEIROS , AGÓRA O DONO APAREÇE, A PREFEITURA POR SUA VEZ NÃO FISCALIZA,AI ACONTEÇE ISSO ,ENTRA GENTE EM QUALQUER TERRENO E PRONTO,DEPOIS DA NISSO AI.Nervoso)

NOTICIAS DO MUNDO.

 RIO QUE CORTA A CIDADE DE SEUS NA CORÉIA DO SUL,FOI TOTALEMNTE REVITALIZADO, http://www.planeta-inteligente.com/page/article/id/13/No–truque-de-computador   CLIQUE NO LINK E VEJA A INCRIVEL TRANSFORMAÇÃO DE ANTES E DEPOIS , UM EX A SER SEGUIDO PELO MUNDO,INCLUSIVE AQUI , PELOS RIOS TIETÊ E SOROCABA POR EX.Jóia


NOVIDADES DE FILMES

 IMAGINE UM JOGO DE VIDEOGAME ONDE AO INVÉS DE VC CONTROLAR ,SERES VIRTUAIS,VC CONTROLA GENTE DE VERDADE ? POIS É O QUE ACONTECE NESTA FICÇÃO CHAMADA GAMER,ONDE PRESIDIÁRI0S  SÃO CONTROLADOS PARA JOGAR,SE CONSEGUIR OBJETIVOS E VITÓRIAS ,GANHA LIBERDADE,MAS UM DOS PRESOS SE REVOLTA,E AMAEAÇA ACABAR COM O JOGO, clique aqui E VEJAM UM TRAILER DE EXPLODIR,O FILME DEVERÁ SER LANÇADO EM 4 DE SETEMBRO.

NAS LOCADORAS:

 UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE /COMÉDIA/EUA: TRABALHANDO  ANOS NUM HOTEL,ONDE É O FAZ TUDO,SONHANDO COM UMA PROMOÇÃO QUE NÃO ACONTECE, ASSIM É SUA VIDA,ATÉ QUE TOMANDO CONTA DOS SOBRINHOS ELE LHES CONTA ESTÓRIAS QUE ELE MESMO INVENTA , ATÉ QUE DE -REPENTE ,ELAS SE TORNAM REALIDADE,ELE DESCOBRE QUE AS CRIANÇAS PODEM MANIPULÁ-LAS ,ENTÃO ELE TENTA OBTER VANTAGENS COM ISSO ,FAZENDO QUE ELAS LHES DEEM UM FINAL FELIZ (PARA ELE) ,MAS AS COISAS NÃO SAEM COMO ELE QUER ,CAUSANDO ENÓRMES CONFUSÕES.  ELENCO ADAM SANDLER.

 SIM SENHOR/ COMÉDIA/EUA: ELE DIZ NÃO PARA TUDO,SEMPRE INVENTA MEIOS DE FICAR SÓ EM CASA, O QUE O LEVA A SE DISTANCIAR DOS AMIGOS,E PERDER SUA NAMORADA,ATÉ QUE DEPOIS DE UM CULTO DE AUTO AJUDA , ELE COMEÇA A DIZER SIM PARA TUDO,O QUE O LEVA A SER ATÉ PROMOVIDO NO TRABALHO, ENCONTRAR UM NOVO AMOR,MAS TB LHE ACARRETARÁ CONFUSÕES , ELE VAI DESCOBRIR QUE SIM DEMAIS ENJOA.  ELENCO JIM CARREY.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s