DETRANS do BRASIL x muçulmanas

Detrans de todo o país vêm obrigando mulheres muçulmanas a tirarem o véu para a foto da carteira nacional de habilitação, em contrariedade à Constituição Federal. 

 
Os órgãos entendem que o adereço viola uma resolução nacional doContran (Conselho Nacional de Trânsito), que proíbe o uso de qualquer acessório que cubra parte da cabeça do condutor na foto.
Para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), porém, a retirada do véu não é obrigatória, em respeito à liberdade religiosa prevista pela Constituição. O departamento orienta apenas que nenhuma parte do rosto da motorista fique coberta.
A Folha consultou os Detrans de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, onde ficam as maiores colônias islâmicas do país –há 1,5 milhão de muçulmanos no Brasil. Apenas o de São Paulo permite o uso do véu religioso na foto.
No ano passado, porém, uma muçulmana foi impedida de realizar uma prova do Detran em São Bernardo do Campo, já que se negou a retirar o véu. Na ocasião, ela chamou a Polícia Militar e registrou queixa na delegacia.
Editoria de Arte/Folhapress
OUTROS ESTADOS
A União das Entidades Islâmicas do Brasil diz que o problema ocorre em outros Estados. Os Detrans do Paraná e do Rio afirmam que seguem a norma nacional e que jamais receberam alguma orientação clara do Denatran a esse respeito.
Questionado pela reportagem, o departamento não esclareceu se irá ou não enviar comunicado sobre a exceção à regra aos órgãos estaduais.
Em Foz do Iguaçu (PR), onde fica uma das maiores colônias muçulmanas do Brasil, a Câmara Municipal pediu no mês passado maior flexibilidade ao Detran, para não constranger as mulheres.
O órgão diz que nada pode fazer. A única medida tomada no Estado, também adotada no Rio, é tirar a foto numa sala em separado e com a presença apenas de mulheres.
A restrição não se aplica a outros documentos. No caso do passaporte, a Polícia Federal diz seguir orientação internacional que admite o véu, desde que o rosto fique completamente visível.
Já para a foto do RG, a permissão depende da orientação de cada Estado. ( se vc vai no pais deles, tem de cumprir tudo como eles querem e pronto, não tem conversa e não adianta vc dizer que segue sua religião, pois o que vale lá e a deles em detrimento da sua.
 
pode estar o maior calor, mas uma turista não pode por uma mini-saia e sair na rua num pais muçulmano, senão… mas a ideia de tirar o véu apenas numa sala com mulheres pra ter a carteira de motorista é uma boa.)
Anúncios

3 comentários em “DETRANS do BRASIL x muçulmanas”

  1. CONCORDO O BRASIL É O PAIS MAIS ENCURVADO… DO MUNDO EM RELAÇÃO AOS CAPRICHOS DOS ESTRANGEIROS….NA ESPANHA HUMILHAM OS BRASILEIROS, NOS E.U.A IDEM…

    AGORA SE VOCE VAI PARA UM PAIS MUÇULMANO TEM QUE RENUNCIAR SUA RELIGIÃO…. ENQUANTO OS PRESIDENTES VIAJAM PARA TODO LUGAR ( TURISMO POLITICO) AQUI OS GRANDES CHEFES DE ESTADO NÃO VEEM E PIOR NEM DOS PAISES MAIS POBRES…

    TEM NEGUINHO QUE JA FOI MAIS DE 5 VEZES PARA A DISNEY, MAS NÃO FOI NEM UMA VEZ PARA O MUNDO DE BETO CARREIRO…ATE QUANDO VAMOS TER QUE ATURAR ESSE ROCK EN RIO?

    NEGUINHO COMEMORA A MORTE DE ELVIS PLESLEY MAS QUANTO ARTISTA BRASILEIRO JA MORREM DE LA PARA CA.. ACHO QUE SOU O UNICO BRASILEIRO QUE NÃO TEM SUA CONCIÊNCIA VENDIDA PARA ESTRANGEIRO..

  2. SE JESUS CRISTO É UMA MENTIRA OU APENAS UM HOMEM COMO UM DE NOIS……..ENTÃO PORQUE TER ODIO DELE? PORQUE TER ODIO DE ALGUEM DA QUAL A PESSOA NÃO ACREDITA?

  3. VOCÊ VÊ QUE NO BRASIL NÓS TEMOS OS TERMOS: CHOCARRICES, HUMILHAÇÃO, PIRRAÇA, TIRAR SARRO, INTOLERÂNCIA, PRECONCEITO, NÃO IR COM A CARA, MAS UNS IDIOTAS QUEREM TROCAR ISSO POR BULLYNG

    ASSASSINATO A PRÓPRIA LÍNGUA NATAL, É IMPRESSIONANTE, SÓ PARA AGRADAR AMERICANO.POR ISSO EU DIGO QUE O BRASILEIRO É UM POVO SEM PERSONALIDADE, NÃO SABE SE IMPOR DIANTE DE ESTRANGEIROS.POR ISSO SOMOS UM PAIS POBRE.AS CRIANÇAS ESTUDAM INGLÊS SEM NEM TEREM APRENDIDO O PORTUGUÊS.

    CA AS VEZES TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO! UM POVO QUE TORCE MAIS PARA O TRICOCO DO QUE PARA O CORINTHIANS, QUE ACEITA LOBOS COM PELE DE OVELHAS ABRIREM UMA “IGREJA´´EM CADA SALÃO DE ESQUINA, PARA ARREBATAR DÍZIMOS FINANCEIROS DOS FRACOS DE ALMA E CEGOS DE ESPIRITO, CADEIA NELES!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s