PÁTIO CIANÊ , inquérito ainda vai demorar mais 30 dias ?

O inquérito que investiga as causas da queda de uma das paredes na obra do Pátio Cianê Shopping, na noite do dia 20 de dezembro de 2012, que causou a morte de sete pessoas, precisará de pelo menos mais 30 dias para ser concluído. O documento, que até o momento já acumula mais de 1.600 páginas, foi entregue no Fórum de Sorocaba juntamente com um pedido de prorrogação do prazo das investigações, que agora depende de aprovação da Justiça para ser concedido. Caso seja aceito, dentro desse novo período serão ouvidas mais pessoas relacionadas às obras. Existe ainda a possibilidade da elaboração de um laudo complementar do caso, que deverá ser feito pela Polícia Científica. O primeiro laudo feito apontou, entre os motivos para a queda da parede, a falta de escoramento, a vibração causada pelas máquinas que trabalhavam na construção do shopping, e a idade da estrutura, que completa 100 anos em 2013 e que abrigou a antiga fábrica de tecidos.

De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Daniela Lara de Góes, já foram ouvidas até o momento, inúmeras testemunhas relacionadas ao caso, desde transeuntes que vivenciaram a situação até os responsáveis pelas obras de fato. Agora, as investigações têm o foco voltado para os fatos relacionados à parte técnica da obra, etapa na qual prestarão depoimento os responsáveis pela avaliação da parede e da necessidade ou não de escoramento da estrutura. “Ouvimos familiares das vítimas, pessoas que sofreram danos patrimoniais e sobreviventes que estavam nos veículos entre outras testemunhas. Ao todo, mais de 20 pessoas já prestaram depoimento”, revela a delegada. Ela explica que a complexidade do inquérito se dá justamente por conta do alto número de pessoas a serem ouvidas e pela dificuldade em reunir todos os depoentes. “Estamos contando com a colaboração das empresas em apresentar os funcionários, mas muitas delas são de outros estados”. De acordo com ela, o novo laudo servirá para avaliar os depoimentos prestados por engenheiros, que estão diretamente relacionados à parte técnica da obra.

Daniela acredita que somente os 30 dias de prorrogação não serão suficientes para a conclusão do inquérito. “É provável que haja outra necessidade de prorrogação. Até porque a realização do laudo complementar pode demorar um pouco”, conta. Entretanto, a delegada garante que os procedimentos para agilizar o processo já estão sendo adotados. “Já defini quem serão as pessoas ouvidas na próxima etapa para assim que o inquérito retornar, possamos dar continuidade”. Segundo ela, se houver necessidade, as investigações terão prosseguimento mesmo antes da aprovação de prorrogação de prazo por conta da Justiça.

Entenda o caso
Por volta das 19h30 da chuvosa quinta-feira, 20 de dezembro de 2012, uma parte da parede de quase 10 metros de altura da antiga fábrica de tecidos Santo Antônio, da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê) caiu sobre carros que estavam na rua Comendador Oeterer, no centro de Sorocaba, vitimando fatalmente sete pessoas e deixando um ferido. No local está sendo construído o Pátio Cianê Shopping, pela construtora Fonseca & Mercadante.

Desde o dia da tragédia, o trecho final da Comendador Oeterer permaneceu interditado por semanas. As investigações sobre as causas da queda foram iniciadas logo em seguida. Segundo testemunhas, além da chuva, no momento do desabamento ventava muito forte. Após o incidente, o que sobrou das paredes foi escorado.
Ainda em janeiro, parte das obras no local foram retomadas, e no mês seguinte, toda a construção teve sequência sem abalos no cronograma. O Pátio Cianê Shopping deverá estar pronto em outubro de 2013.( não seis vcs, mas eu to sentindo cheiro de pizza no ar)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s