SAMU fica parado por causa de macas sendo usadas por pacientes BACAROÇO CITY

Esperamos uma semana por um leito na internação, enquanto isso a minha filha ficou na observação, ocupando macas de pessoas que chegavam para a emergência.” O relato é da auxiliar Renata Souza, 35 anos, que acompanha sua filha de 4 anos que está internada com pneumonia no PS (Pronto-Socorro) da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Ontem, o local estava lotado e muitos pacientes e também o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficaram sem macas. 

Já a sogra da dona de casa Efigênia Braz, 45, que tem 82 anos, ficou três dias no corredor. “Ela está com pneumonia dupla e foi para o quarto há apenas dois  dias”, conta.

Espera/ Os casos atendidos pelo Samu são encaminhados ao hospital que conta com um convênio com a Prefeitura de Sorocaba. 

Todos os dias, ao lado do PS, se forma uma fila de ambulâncias, o que se repetiu ontem. Enquanto o paciente não é levado para um dos 27 leitos de observação, os socorristas ficam parados no estacionamento,  aguardando as macas serem liberadas, impedidos também de atender outros chamados de urgência. 

Os pacientes que estão em  melhores condições aguardam o atendimento em cadeira de rodas, quando essas estão liberadas. Ontem, até cadeiras de banho foram improvisadas. 

Em entrevista para a TV TEM, o diretor do PS da Santa Casa, Milton Palma, rconheceu que a situação é insuportável e que a Santa Casa teria de passar por reforma no prédio para aumentar sua capacidade. 
Ele ressalta também que a alta demanda é devido a falta de mais leitos no município em outras unidades de saúde, já que os Pronto-Atendimentos também são superlotados.

 

Secretaria procura abrir leitos em outros hospitais
A Secretaria da Saúde reafirma que é interesse  da pasta resolver o problema de falta de leitos para internação e está se empenhando ao máximo para isso. A Secretaria está contatando vários hospitais da cidade, dentro do processo de contratualização, visando a ampliação de leitos. Ontem, a pasta enviou uma equipe até a Santa Casa para realizar uma auditoria no local. O Pronto-Socorro Municipal deve sempre acolher o paciente e, no caso de não existirem leitos disponíveis para internação, tem a responsabilidade de acionar a Cross (Central de Regulação de Vagas do Estado de São Paulo), para encaminhar o paciente a outro hospital. É ainda da Santa Casa a responsabilidade em adquirir equipamentos para o PS Municipal, inclusive macas. Quanto ao encaminhamento de pacientes ao hospital, a Secretaria informa que esta regulação já é feita.

MAIS

Convênio municipal
O Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e a prefeitura fizeram um acordo, pelo qual a administração municipal fornece verba mensal para o funcionamento do local.

48 leitos de internação existem no PS da Santa Casa

Médicos
No plantão diurno do PS da Santa Casa são 11 médicos para atender a população, enquanto à noite são oito profissionais.

1,8 milhão de reais é o valor do repasse municipal ao hospital 

( seguinte galera, vai todo mundo assistir copa 2014 nos corredores dos hospitais, enquanto espera o atendimento ou a morte.
vc meu amigo, ta proibido ficar doente, evite procurar acidentes, se vc bebe, usa droga, melhor morrer na rua mesmo, não encha o saco nos hospitais que vc vai ficar ali a ver navios. 
e assim caminha a humanidade.)
Anúncios

Uma consideração sobre “SAMU fica parado por causa de macas sendo usadas por pacientes BACAROÇO CITY”

  1. Serão destinados R$ 3 milhões para as reformas e compra de equipamentos. A estratégia prevê ainda recursos para os novos leitos e R$ 300 mil mensais de custeio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s