vereadores batem boca na câmara de SOROCABA, resolve na rua pô.

Sessão foi interrompida por causa da discussão entre Crespo e Izídio – Adival B. Pinto

Mais fotos…

Os vereadores Irineu Toledo (PRB) e José Crespo (DEM) discutiram em voz alta e de maneira agressiva na sessão ordinária de ontem e o bate-boca entre eles, por pouco, não se transformou em agressão física. A sessão precisou ser interrompida, por quatro minutos, até que os ânimos se acalmassem e houve a necessidade de intervenção dos demais vereadores para que a discussão não se transformasse em briga. Pessoas que estavam na plateia, acompanhando a sessão, também se manifestaram e chamaram o desentendimento de vergonha.

A confusão teve início quando o vereador José Crespo (DEM) chamou a ex-secretária de Educação, Sheila Bovo, que também é primeira-secretária da Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba, para acompanhar de dentro do plenário os questionamentos feito ao secretário de Educação, José Simões, que falava sobre convênios com creches. Em determinado momento, a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), pediu questão de ordem e perguntou se o presidente do Legislativo, o vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR), havia autorizado a entrada de Sheila Bovo, como pede o regimento interno da Câmara.

Cláudio afirmou que não estava na presidência no Legislativo no momento em que Bovo adentrou o plenário, porém consentiu que a ex-secretária permanecesse. Crespo indagou o presidente se ela poderia fazer perguntas ao secretário, situação que já havia acontecido com outros visitantes. Cláudio do Sorocaba 1 negou e explicou ao vereador que apenas permite que pessoas de fora falem durante a sessão em alguns casos, principalmente quando um recado precisa ser transmitido à população em geral.

Crespo então fez uma ressalva, de que funcionários dos vereadores também não poderiam entrar no plenário e apontou para um assessor do vereador Irineu Toledo que estava dentro recinto. O vereador Irineu Toledo não gostou da atitude de Crespo e foi tirar satisfação, dizendo que o parlamentar não poderia ter chamado atenção de seu funcionário. A partir daí, o clima esquentou e os vereadores começaram a trocar ofensas, sendo que um começou a gritar com o outro. Em determinados momentos, os dois ficaram cara a cara, com os dedos um para apontado para outro. Foi necessário a intervenção de outros vereadores, que tentaram acalmar os ânimos. Um grupo puxou o vereador José Crespo, enquanto que outros tentaram tirar o vereador Irineu Toledo.

“Dê pito no seu assessor. Tira a mão de mim e não toque em mim”, gritava Toledo. “Não toque em mim o senhor também e não grite para mim.”, retrucava Crespo.

O presidente do Legislativo, o vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR), suspendeu os trabalhos e a sessão ficou interrompida por quatro minutos. “Pôxa, dois vereadores, representantes do povo, gente”, citou o presidente, na tentativa de conter os ânimos.
A sessão transcorreu normalmente após o episódio.

Comissão de Ética

O presidente do Legislativo, Cláudio do Sorocaba 1, disse que o artigo 9º do regimento interno da Câmara de Sorocaba permite a entrada de funcionários da Casa no plenário. Segundo ele, quando se trata de outras pessoas, que não são vereadores ou mesmo funcionários, é necessário uma expressa autorização da Mesa.

Cláudio disse que consentiu que Sheila Bovo acompanhasse os trabalhos, porém impediu que a ex-secretária se pronunciasse. “O presidente cede a palavra quando a pessoa vem fazer um comunicado e já abrimos exceção. Não sentado na mesa do vereador e fazer discurso daquele local.”

O presidente indicou ainda que a abertura de um processo na comissão de ética e decoro parlamentar vai depender da representação de um partido ou de um vereador. Crespo e Irineu fazem parte da comissão de ética e decoro parlamentar e seriam afastados, automaticamente, caso seja feita qualquer representação no Legislativo. “No meu ponto de vista isso é negativo. Isso não é bom, já que a imagem da Câmara acaba se desgastando. Nós fazemos o trabalho corretamente e damos espaço e liberdade para cada vereador”, concluiu.

( deveriam montar um octógono do lado de fora, ai resolveriam ali , pelo menos ficava mais divertido. o povo deveria invadir aquela birosca lá e mandar todos pra rua da amargura.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s